fbpx
04/11

Como manter os cuidados com a saúde em dia?

Cuidar da saúde deveria ser de interesse de todos e fazer parte cotidianamente da vida das pessoas. No entanto, vemos que nem sempre essa é uma realidade.

Pensando nisso, no presente artigo, será abordado um pouco mais sobre o tema e como ele deve ser mantido no dia a dia.

É importante lembrar que os cuidados com a saúde implicam diretamente em uma melhor qualidade de vida, ao passo que não atentar para estes cuidados pode causar alguns problemas. Por isso, cuidar da própria saúde é demonstrar amor por si mesmo.

Confira abaixo alguns cuidados básicos que você precisa tomar para ter sua saúde em dia!
 

Alimente-se de forma equilibrada

 
Uma alimentação equilibrada é a base de toda e qualquer vida saudável. Por isso, é preciso estar sempre atento ao que você come, para poder dar ao seu corpo todos os nutrientes que ele necessita.

Isso não quer dizer, por exemplo, que é necessário fazer dietas restritivas ou se tornar uma pessoa neurótica quanto à alimentação.

Como mencionado, o ideal é o equilíbrio, conhecendo o seu corpo e abastecendo-o com os sais minerais, vitaminas e nutrientes que ele necessita.
 

Pratique exercícios

 
Praticar algum tipo de atividade física regularmente é essencial para a manutenção de sua saúde estejam em dia. A Organização Mundial de Saúde atesta que é preciso praticar, ao menos, 150 minutos por semana de exercício físico.

Por mais que essa quantidade pareça muito, ela corresponde a 30 minutos por dia.

Pensando nisso, encontre algum tipo de atividade física que você goste e comece a praticá-la e, não se esqueça, não torne isso um fardo, faça por prazer e pelos benefícios que você terá como recompensa.
 

Beba água

 
Você sabia que 70% do nosso corpo é água? Ou seja, ela é um componente essencial para o nosso organismo.

Precisamos de água, para digerir alimentos, para absorver nutrientes, regular a temperatura do corpo, para eliminar toxinas e melhorar o desempenho físico e mental.

Devemos beber água ao longo do dia e evitar a desidratação, pois ela é uma condição geralmente ignorada, mas potencialmente grave. Fique atento para os principais sintomas da desidratação: boca seca, dor de cabeça, cansaço e tontura.

Você deve estar se perguntando qual a quantidade de água que deve ingerir durante o dia, mas essa resposta não é exata e nem igual pra todo mundo. Deve-se levar em conta o peso, a idade, o nível de atividade física realizada e as condições climáticas.

Por exemplo, você precisa beber mais água quando faz exercícios ou em dias mais quentes, ou ainda quando tiver febre, vômito e diarreia. É importante também lembrar que idosos e gestantes também devem tomar mais água.

Uma boa dica para você saber se está tomando a quantidade adequada de água é observar a cor da sua urina: o ideal é que ela seja amarela clara. Se estiver muito escura, beba mais água durante o dia!
 

Tenha uma boa noite de sono

 
Ter uma boa noite de sono também é importante para a sua saúde física e mental.

Uma noite de sono inadequada pode te deixar cansado, mal humorado, com falta de atenção e prejudicar a realização de atividades básicas como o trabalho.

Por isso é importante que você busque formas para ter uma boa noite de sono, como dormir em local escuro e tranquilo ou mesmo realizar técnicas de meditação antes de dormir
 

Evite hábitos nocivos

 
Mesmo sem perceber, as pessoas acabam deixando os cuidados com a saúde de lado por causa de hábitos nocivos. O primeiro passo, nesse sentido, é perceber se alguns hábitos ou vícios afetam diretamente nos cuidados com a sua saúde.

Ao identificá-los, é preciso buscar alternativas de mudança, o que muitas vezes implica na busca por um profissional de saúde para te auxiliar.

Quando se trata de uso abusivo de álcool ou tabagismo você deve ficar ainda mais atento, pois eles causam diversos males ao organismo.
 

Cuidado com o estresse e ansiedade

 
A saúde mental está totalmente em conexão com a saúde física. Por isso, é preciso tomar cuidado com o estresse e ansiedade em excesso e, ao perceber isso, atitudes devem ser tomadas.

Procure ajuda, procure hobbies e tente fugir do que lhe causa estresse e ansiedade. Tenha momentos de lazer e tranquilidade. Saiba dosar momentos de seriedade com momentos de paz, diversão e relaxamento.
 

Busque ajuda profissional sempre que necessário

 
As Unidades de Saúde e os profissionais da rede privada estão preparados para te auxiliar no que for necessário.

Portanto, sempre que identificar alguma alteração no seu corpo procure ajuda. Também não esqueça de fazer os exames que forem indicados.

IMPORTANTE

O diagnóstico precoce do HIV aliado ao tratamento adequado constitui uma forma de prevenção para novas transmissões, além de melhorar tanto a expectativa de vida quanto a qualidade de vida do portador de HIV.

Rua Júlio de Castilhos, 930 Centro - Vacaria/RS

Contato

Contato

99199-1439

E-mail

E-mail

sae.saude@vacaria.rs.gov.br

Open chat
Precisando de ajuda?